segunda-feira, 18 de abril de 2016

DIAGNÓSTICO PSICOPEDAGÓGICO DIPp

Já li em alguns lugares comentários do tipo: O psicopedagogo não faz diagnostico porque ele não é médico.

Claro que psicopedagogo não é médico e ele faz SIM diagnostico e vou mostrar porque. Quando falamos em diagnóstico devemos entender que este não é o resultado e sim o processo, desta forma o psicopedagogo não pode dar o laudo daquilo que ele tem como hipótese mas ele realiza todo o processo de levantamentos de hipotes e aplica método, técnicas e instrumentos científicos por isso ele realiza satisfatoriamente o diagnóstico de transtorno de aprendizagem.

Depois de realizar o diagnostico ele encaminha aos profissionais competente para confirmar suas hipotes e assim fornecer um laudo ao seu aprendente.

Entretanto quero ressaltar que não cabe ao psicopedagogo realizar o processo de diagnóstico de patologias e distúrbios como o autismo, síndromes, transtorno de comportamento e distúrbios psiquiátricos sempre lembrando que o campo de estudo do psicopedagogo é a aprendizagem. Sempre vejo os profissionais da psicopedagogia preocupados com a compra e aplicação de testes para autismo , transtornos de humor, síndromes e outras patologias.

Durantes meus cursos e com a troca de experiências no grupo Psicopedagogiando fui percebendo que os profissionais confundiam o Diagnóstico com os instrumentos de diagnostico ou pior acreditavam que o DIPp é uma ferramenta única adequada para situações diferentes.

Na verdade não é bem assim. O DIPp é variado, possui tipos e se adequá a situações diferentes com os mesmos instrumentos de trabalho.

Classificamos o DIPPp em cinco tipos:

a) DIPp Situacional
b) DIPp Assistencial
c) DIPp Escolar
d) DIPp Modalidade de Aprendizagem
e) DIPp Transtorno de Aprendizagem

Cada DIPp tem sua definição e características vejamos:
a) DIPp Situacional

É o levantamento de informações acerca de uma queixa ( problema/ narração de um fato/ motivo de sofrimento/perda/dor/fracasso) em uma determinada situação específica cujo objetivo é uma investigação rápida para conclusões imediatas e planejamento para execução de curto prazo.

Por exemplo:
Um psicopedagogo trabalha em um consultório e recebe um cliente de outro psicopedagogo de uma cidade vizinha que já realizou todo o processo de investigação de queixas anteriores , problemas na escola e o cliente já estava há um ano realizando terapia de intervenção. Neste caso o psicopedagogo vai realizar um DIPp Situacional ou seja, ele vai investigar naquele momento específico o que este aprendente necessita dar continuidade na terapia, ou que processos do seu diagnóstico deve ser revisto ou reavaliado.

Outra situação típica para ser executado o DIPp Situacional são  trabalhos com periferia, igrejas , hospitais e ONG. Estes locais possuem uma clienta heterogênea com permanência indetermina e inconstantes onde o psicopedagogo não pode manter uma rotina extensa de atendimentos e necessita trabalhar diante de uma situação de resultados mais rápidos para intervenções de caráter mais paliativos.

b) DIPp Assistêncial

É o levantamento de informações realizados dentro de instituições cujo objetivo é assistencial (como os NAICAS, CRAS, Centro de tratamento de reabilitação de drogas, presídios, casa de menores infratores e outros)

Neste tipo de DIPp você tem um público diferenciado que nem sempre há uma queixa formalizada e que o psicopedagogo deverá investigar as necessidades dos aprendentes assistidos por aquela instituição.

Paramos aqui para fazer uma observação. O campo Assistencial é promissor e abrangente para o psicopedagogo, onde estão surgindo indicações e concursos cada vez mais para esta área contudo devemos nos preocupar com as formações acadêmicas que são pobres em sua maioria pois nada trazem em suas  matrizes curriculares acerca deste assunto.

Para trabalhar com o DIPp Assistencial é necessário conhecer mais acerca deste público, quem são seus usuários, como funcionam estas instituições , como trabalhar coma s equipes multidisciplinares que encontramos nestes ambientes? São dificuldades encontradas por aqueles que já estão nesse mercado e que ora outra me procuram para tirar essas dúvidas.
b) DIPp Escolar

É o levantamento de informações acerca das dificuldades no processo ensino-aprendizagem dos aspectos escolares especificamente dos alunos de uma turma, ou de toda a escola. Este tipo de DIPp é mais centrado nas dificuldades de leitura escrita, de conhecimentos matemáticos e de adaptação a metodologia de ensino. Este DIPp tem o objetivo de ajudar diretamente o aluno e seu processo de desenvolvimento escolar. Onde o Psicopedagogo poderá avaliar suas dificuldades e encontrar caminhos que lhe levem a superar junto com a equipe escolar e a família. Dentro deste DIPP é possível identificar possíveis transtornos e patologias comportamentais ou neurobiológicas que o aluno possa ter adquirido ou já ter nascido e não ter sido identificado. Nestes casos o psicopedagogo deverá encontrar os meios de como orientar a família para um tratamento da(as) patologias e auxiliar os professores e coordenação com métodos ou recursos que possam facilitar ou até mesmo superar os obstáculos encontrados pelo aprendente na sala de aula ou os professores no ato de ensinar a este aluno.


cDIPp Modalidade de Aprendizagem

O DIPp Modalidade de Aprendizagem é um tipo de DIPp que pode ser usado de forma Situacional , em ambientes Clínicos, Hospitais, Escolas, Empresas e etc porque ele visa identificar como o sujeito em aprendizagem APRENDE qual seu MODO DE APRENDER e qual seus bloqueios que possam estar NAQUELE MOMENTO (modalidades patogênicas de aprendizagem) dificultando/atrasando ou até impedindo seu desenvolvimento normal.

Este DIPP leva em consideração que todos aprendemos de formas diferentes do qual classificamos em três principais formas: visual, auditivo e cinestésico. Desta forma cada MODO de aprender influência na forma como esse processo se desenvolve e principalmente da relação com quem ensina.

Este tipo de DIPp traz os conceitos trabalhados por Sara Pain e Alicia Fernandez que sintetizam os conceitos de Jean Piaget sobre assimilação e acomodação. Desta forma neste tipo de DIPp o psicopedagogo deve compreender "Como se dá o processo de aprendizagem humana" , "Como aprendemos" .

Quando compreendemos o processo de assimilação e acomodação chegamos nos resultados dos problemas que podem SER causadores de dificuldades escolares, ou de outras aprendizagens. Levantando as hipóteses das modalidades patogênicas e de suas combinações que são: hiperacomodativa (H+) , HiperAssimilativa (HA+), Hipoassimativa (H-) e HipoAssimilativas (HA-)
Abreviaturas sugeridas por Jossandra Barbosa para facilitar o Estudo.
Desta forma podemos encontrar sujeitos com os seguintes resultados:
H+/HA+
H-/HA-
H+/H-
H+/HA-

Através deste tipo de diagnóstico o psicopedagogo poderá elaborar um projeto de intervenção especifico na modalidade patogênica que necessita de ajustes.

e) DIPp Transtorno de Aprendizagem

O DIPp Transtorno de Aprendizagem é específico para uma queixa de dificuldade de leitura, defíct de atenção, hiperatividade, dificuldades de cálculos ou seja uma queixa que por muitas vezes o cliente já tem uma linha de pesquisa ou até um outro diagnóstico.
Desta forma o psicopedagogo vai aplicar primeiramente testes e instrumentos que confirmem ou refutem este diagnóstico.

Este tipo de diagnóstico é indicado para casos de:

  • Dislexias
  • Disortografias
  • Disartrias
  • Discalculias
  • DDA
  • TDAH

Ressaltamos que o Psicopedagogo é um profissional que de Acordo com a Associação Brasilia de TDAH pertence ao quadro multidisciplinar do diagnóstico do TDAH sendo este profissional de suma importância junto com outros como neurologista e psiquiatra. O profissional de psicopedagogia identificando qualquer um dos sintomas destes transtornos neurobiológicos que afetam a aprendizagem diretamente deve fazer os encaminhamentos necessários para o laudo médico (neurologista /neuropediatra) , uso de medicação ou terapia psicológica ou fonoaudiológica assim como realizar a elaboração de um projeto de intervenção cuja finalidade é intervir nas dificuldades de aprendizagem desse sujeito portador deste transtornos a fim de que ele possa superar/aprender estratégias de conviver com tais patologias.
Ressaltamos desta forma que o DIPP não é algo simples , ou uma unica fórmula pronta encontrada em um manual. Mas sim possibilidades diferentes de atuação psicopedagógicas com objetivos centrados na investigação dos problemas de aprendizagem de um ou mais sujeitos em qualquer local visando encontrar soluções que amenize/elimine os problemas encontrados.

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