A Psicopedagogia busca compreender profundamente as verdadeiras causas da dificuldade emocional da criança, e não apenas os aspectos superficiais. Atua com as dificuldades emocionais do paciente, que geralmente são apresentadas como sintoma de que algo não está bem com seu interior.
As dificuldades da criança podem se apresentar de diversas formas e com alterações diversas de comportamento. Dentre estes estariam, por exemplo, o excesso de timidez, nervosismo e irritabilidade, dificuldades no relacionamento com outras crianças, apego excessivo com os pais, excesso de agitação, dificuldades para dormir, falta ou excesso de apetite, tiques nervosos, crises de ansiedade, medos e fobias, mentiras excessivas, pequenos delitos, oposição às ordens, dificuldades escolares, dentre muitos outros.
O tratamento consiste em sessões especificas, onde através do diálogo e instrumentos lúdicos, o profissional estará conhecendo melhor e profundamente as reais causas das dificuldades apresentadas pela criança. A partir deste entendimento, a psicopedagoga estará então apta para interpretar e intervir diretamente nas dificuldades específicas do aprendente, o que levará à significativa melhora dos sintomas.
O período das sessões geralmente é de cinquenta minutos, com sessões realizadas entre um ou dois dias por semana, sendo que o tempo de diagnóstico e tratamento dependerá de cada caso em particular.
Tanya Torrico
Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional
Nenhum comentário:
Postar um comentário